Sobre o programa

Pró-Letramento é um programa de Formação Continuada de Professores, iniciado em 2006, que atuam nas Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino, em Língua Portuguesa e Matemática, que visa à melhoria da qualidade de aprendizagem nessas áreas de conhecimento bem como o desenvolvimento da consciência da necessidade e do direito à formação continuada.

Os objetivos:

  • Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries/anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa;
  • Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;
  • Desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem;
  • Contribuir para que se desenvolva, nas escolas, uma cultura de formação continuada.

A UNESP – Universidade Estadual Paulista – por meio do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental – CECEMCA/Bauru, é responsável pela realização do curso de formação de professores dos primeiros anos do ensino fundamental da Rede Pública de Ensino do estado de São Paulo.

Nos anos de 2011/2013, a UNESP/CECEMCA/Bauru promove mais uma edição do Pró-Letramento: Alfabetização/ Linguagem e Matemática, oferecido para 170 professores/tutores de 77 municípios do estado de São Paulo, os quais ministram cursos a, aproximadamente, 2550 professores/cursistas de suas regiões.

De 2006 até o momento já foram atendidos cerca de 33.000 professores, através da formação e atuação de aproximadamente 1.400 professores/tutores.

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Um comentário sobre “Sobre o programa

  1. O programa de formação Pró-Letramento foi de extrema importância para que os professores de nosso município validassem sua prática. Através dos conteúdos formativos reaprenderam sua base formativa, na qual o professor deve ser conhecedor de seu instrumento de trabalho – o conhecimento – agregando a essa aprendizagem uma necessidade pouco desenvolvida: olhar para sua própria prática, orientando-se pelos objetivos propostos e os resultados obtidos. Iniciando-os na prática, máxima apontada nos ensinamentos do curso, da ação x reflexão x ação.
    O programa tem como ação mais positiva o olhar para os saberes que os professores já possuem, para incomodá-los, para que reflitam sobre suas ações sem negá-las e, aprendam assim, a conhecer como se processa ensino-aprendizagem.

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